quinta-feira, setembro 17, 2015

Artigo: Como lidar com o "moral baixo" no ambiente de trabalho - por Ada Maria de Assis e Silva

RH » Motivação » ArtigoEnviarComentarCompartilharImprimir

Como lidar com “o moral baixo” no ambiente de trabalho

Há várias razões para que um sentimento de moral baixo possa se instalar no local de trabalho. Independentemente da razão este sentimento pode prejudicar a produtividade, aumentar erros de trabalho, elevar os "dias de doença", diminuir a cooperação entre equipes e departamentos, e se não for devidamente controlado pode levar a problemas maiores.
O que seria o Moral?
Merriam-Webster define moral como "a condição mental e emocional (como entusiasmo, confiança, lealdade) de um indivíduo ou grupo em relação à função ou tarefas que deve executar. Um senso de propósito comum quando nos referimos a uma equipe". Claramente o moral trata de uma questão emocional relacionado aos empregados. Acredito que maioria dos funcionários age como bons colaboradores, pois chegam no horário frequentemente, fazem bem o seu trabalho, e levam para casa a satisfação de ter realizado bem suas tarefas. Eles sentem que pertencem a um grupo que trabalha duro e que atuam para uma empresa cuja gestão preocupa-se com eles. Este é o que podemos chamar de moral alto.
Causas do Moral Baixo
Liderança pobre - Esta causa está no topo da lista porque geralmente é o principal problema. O moral baixo no local de trabalho significa que existe um líder ou gestor que não consegue abordar esta questão de forma adequada. Isto advém de seu estilo de gestão ou da não percepção desta condição na equipe.
Estar Infeliz na sua posição atual - A maioria dos funcionários tem esperanças de subir em uma organização. Eles podem desejar maiores ganhos financeiros ou um trabalho mais desafiador. O empregado pode até gostar da posição em que está, mas sente que está subutilizado.
Sem clareza nas expectativas - Os funcionários querem saber o que se espera deles. Eles podem se angustiar quando sentem que não estão atendendo às expectativas o que aparecerá na sua avaliação de desempenho. Esse problema é causado por líderes ou gerentes que não dedicam tempo para passar expectativas claras a respeito do cargo de cada colaborador.
Outros funcionários - Este é o lugar onde o provérbio "Uma maçã podre pode estragar todo o grupo" se aplica. Quando a administração não consegue lidar com um funcionário de baixo desempenho ele pode espalhar rapidamente a negatividade entre toda a equipe.
Há muitas outras razões para o moral baixo se instalar no ambiente de tabalho. Como gerente ou líder, se você tem um problema com o moral da equipe, você deve imediatamente procurar a fonte e lidar com ele. Eu listei a primeira causa do "moral baixo" como uma liderança fraca, pois muitas vezes os gerentes estão desconectados de seus empregados ou não lhes dão as validações que eles precisam. Os funcionários precisam saber se seu trabalho é apreciado, pois querem ter a sensação de pertencimento, que são respeitados pelos seus pares e pelo gestor. O melhor motivador é fazer com que as pessoas sintam que são valiosas e dignas dentro da equipe.
Aqui estão algumas formas de se fazer isso:
Conexão
Os funcionários precisam sentir que há uma ligação entre eles e o gestor e que compartilham um objetivo comum, que a gerência sabe quem eles são, o que está acontecendo com o seu trabalho e que a gestão pode ajudá-los quando necessário. Uma forma de manter contato com seus funcionários é passar um tempo com eles, trabalhando regularmente junto se possível ou, então, encontrar uma razão para se sentar com eles em sua mesa para dar e receber um feedback honesto.

Almoce ou faça lanches com seus empregados onde haverá a oportunidade de ter uma conversa não relacionada ao trabalho. Outra maneira de se conectar com seus funcionários e com o local de trabalho é fazer uma caminhada diária ou algum exercício com a equipe.
Reconhecimento
Os funcionários querem reconhecimento de que o seu trabalho tem um propósito e que ele é apreciado. Nunca perca a oportunidade de reconhecer quando alguém fez um bom trabalho, pois até mesmo um simples "obrigado" quando um empregado conclui uma tarefa para você irá ajudá-lo a perceber que seu trabalho é apreciado.
É importante reconhecer como as contribuições de seu empregado ajudam a sua empresa utilizando frase como: "Obrigado por todo seu trabalho duro neste projeto. Vamos ter lucros significativos e fortalecer nossa marca devido aos seus esforços". O reconhecimento deve ser sincero para ter resultados positivos. Se o empregado trabalhou duro em algo e fez um bom trabalho, ele espera ser reconhecido por isso. Prêmios e reconhecimento público são excelentes maneiras de reconhecer o trabalho duro de seus funcionários e geralmente, ao ver um colega ser premiado, o restante da equipe melhora sua performance para também ser reconhecido.
Desafie seus funcionários
O trabalho penoso de fazer a mesma coisa, dia após dia, ano após ano, pode levar um bom funcionário a sofrer de moral baixo ao longo do tempo. Enquanto o empregado sente-se cumprindo um papel vital no trabalho, ele provavelmente irá apreciar receber um novo desafio ou tarefa. Veja se há uma tarefa que você pode delegar a um dos seus funcionários explicando o quão importante ela é e que você tem confiança na sua capacidade de fazê-lo, podendo ser algo tão simples como preparar um relatório.
Outra maneira de desafiar seus funcionários é agir ativamente no desenvolvimento da sua carreira. Ofereça-lhes treinamento ou ensine a eles novas habilidades, orientando-os através de feedbacks sobre a sua carreira atuando como um líder coach. Mesmo que eles não conquistem cargos superiores, você vai acabar tendo um funcionário mais qualificado e mais confiante sobre suas habilidades e seu valor para a empresa.
Lidar com as Maças Podres
Funcionários problemáticos e com baixa performance podem drenar o moral mais rápido do que qualquer outra situação. Você deve sempre tomar medidas imediatas para lidar com essas questões antes que se tornem maiores. Use disciplina progressiva para lidar com empregados problemáticos.
Verifique o seu progresso com reuniões regulares de acompanhamento. Se depois de seguir os passos de disciplina progressiva as questões não forem resolvidas, a demissão será o melhor para o empregado, para empresa e para a equipe.
Políticas de Gestão
Às vezes, o moral baixo pode ser sinal de um sistema disfuncional. Se você tem políticas que são quase impossíveis para o empregado seguir ou tão rigorosas que a equipe vive em constante medo de perder o emprego, você está criando um ambiente onde o moral vai estar sempre em baixa.
As expectativas de trabalho devem ficar claras para que o empregado saiba qual o seu papel no trabalho e quais são suas responsabilidades. Além de elencá-las verbalmente e entregá-las por escrito, é preciso que haja análises de desempenho para revisar e atualizar estas expectativas.
O ambiente de trabalho é fundamental para o moral dos funcionários. O seu local de trabalho é limpo sendo o mobiliário e o equipamento funcional? É monótono e aborrecido? Tanto os gestores como toda a sua equipe devem ter escritórios modernos, utilizar tecnologia moderna e, computadores desatualizados.
A maioria dos problemas de moral são problemas para os líderes resolverem junto a seus colaboradores, e devemos observar que são problemas que a gestão e a liderança não têm abordado. Use o texto para fazer uma reflexão sobre como sua performance como líder pode estar baixando o moral de sua equipe.

Palavras-chave: | estilo de liderança | produtividade | emoção |
  • O que você achou? Avalie:
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
EnviarComentarCompartilhar