domingo, janeiro 22, 2012

Etiqueta Corporativa

Vejam minha participação na Revista Unimed Rio Preto falando sobre etiqueta corporativa.
http://www.unimedriopreto.com.br/revista/35/index.html?pageNumber=22

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Viver satisfeito e feliz exige treino e comprometimento

Comportamento

Cuide do seu equilíbrio
São José do Rio Preto, 24 de Dezembro, 2011 - 1:44
Viver satisfeito e feliz exige treino e comprometimento
Francine Moreno


Especialistas afirmam que sempre haverá oportunidades para aumentar a sensação de bem-estar É muito comum homens e mulheres alternarem, em um mesmo dia, momentos de euforia e tristeza. Vários fatores podem influenciar e, durante o final de ano, uma boa parcela fica ainda mais suscetível, seja pela correria comum desse período, por querer fechar o ano sem débitos ou dar conta de tudo em casa e no trabalho, como eliminar alguma dívida, preparar em tempo recorde as confraternizações familiares e cuidar dos filhos que estão de férias escolares.

A boa notícia é que pesquisas revelam que sua posição frente a determinadas situações auxilia a prevenir as mudanças de humor e, assim, evitar que esse comportamento prejudique os relacionamentos com amigos e familiares, assim como a autoestima. Tentar ficar calmo ou respirar contando até o número 10 diante de algo que não saiu exatamente como você traçou pode manter seu equilíbrio emocional e até combater os efeitos de uma tristeza que insista em ficar diante de uma frustração, seja ela grande ou pequena.

Embora esteja cada vez mais mapeado pela medicina, a psicoterapeuta comportamental Marcelle Vecchi afirma que o equilíbrio emocional é conquistado de acordo com a maneira como você lida com imprevistos e situações difíceis. Para levar tudo com mais tranquilidade, segurança e manter o bom humor, ela sugere diminuir as autoexigências. “Se cobre menos, seja mais gentil consigo mesmo e aceite suas limitações com naturalidade, ou seja, se respeite.”

De acordo com a especialista, é preciso desenvolver habilidades sinestésicas. “Esteja atento às variações emocionais ao longo do dia, não deixe que suas emoções extrapolem, mescle entre emoção e razão.” Marcelle afirma que você deve praticar a inteligência emocional. “Busque o autoconhecimento identificando suas forças, fraquezas e pontos a serem melhorados.” Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas e especialista em treinamentos e consultorias, afirma que é preciso ajustar a interpretação para controlar reações negativas e aumentar sua sensação de bem-estar. “Usufrua por mais tempo as pequenas conquistas e releve os contratempos.

Se você fizer isso com frequência mudará aos poucos sua percepção sobre os acontecimentos do dia a dia.” A coach executiva e educadora Ada Maria de Assis e Silva considera importante que esse equilibrio mental seja alcançado também no ambiente de trabalho. E para conquistá-lo, é preciso resiliência. “O ser humano resiliente desenvolve a capacidade de recuperar, se moldar a cada obstáculo e a cada desafio.

Torna-se uma pessoa mais motivada e com capacidade de contornar situações que apresentem maior grau de tensão.” Estar equilibrado emocionalmente traz inúmeros benefícios. Entre eles está uma maior facilidade de raciocinar, tomar decisões mais assertivas e fortalecimento pessoal diante das instabilidades alheias. “Este parece ser o caminho para se atingir a condição de não ser constantemente perturbado ou estar em permanente conflito consigo mesmo e com os outros”, afirma Ada.

Para encontrar o equilibrio mental, Ada sugere mentalizar seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente. “Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade.” Conhecer-se a si mesmo por meio da reflexão própria e dos feedbacks recebidos de colegas e líderes é outra dica. Para ela, praticar esportes pode aumentar o ânimo e a disposição. “Os exercícios aumentam endorfinas e testosterona que, consequentemente, proporcionam sensação de bem-estar.”

A felicidade está também em procurar manter o lar em harmonia, já que a família é o ponto de apoio para recuperar-se e aproveitar parte do seu tempo para ampliar os conhecimentos , pois isso aumenta a autoconfiança. Assim como assumir riscos (ter coragem), apurar o senso de humor para desarmar os pessimistas, usar a criatividade para quebrar a rotina e permitir-se sentir dor, recuar e, às vezes, enfraquecer para em seguida retornar ao estado original.