terça-feira, novembro 25, 2008

THANKSGIVING - DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Brasileiros comemoram Dia de Ação de Graças

No próximo dia 27 de novembro, quinta-feira, a tradição do Thanksgiving será comemorada também no Brasil. Empresários de Rio Preto estão propagando a cultura do Dia de Ação de Graças entre colaboradores e parceiros.

Aqui em Rio Preto, a empresária Ada Maria de Assis e Silva, proprietária do CCAA JUST KUIDS - escola de línguas distribuiu nas duas unidades da escola cartazes com a figura de um peru, animal símbolo da comemoração. Os funcionários e alunos da escola receberam adesivos em forma de penas para escrever os agradecimentos.

“Nós multiplicamos esta idéia e repassamos para nossos colaboradores e parceiros. Essa é uma data comemorativa tradicional nos EUA e queremos promover a reflexão sobre este dia também para os brasileiros”, diz Ada.

A diretora de ação social da J. Silva Painéis, Valquíria Menegaldo Silva, aderiu à idéia. “Tivemos que pedir mais cartazes para a escola. Os funcionários preencheram tudo no primeiro dia. Queremos fazer com que o Thanksgiving faça parte do nosso calendário oficial de eventos”, conta.
De acordo com Valquíria, entre os assuntos mais lembrados na hora de fazer os agradecimentos estão a família, as amizades e a saúde. “Essa é uma maneira de valorizar o funcionário e de se preocupar com o que pensam. Eles se sentem ouvidos e nós conhecemos mais sobre aqueles com os quais trabalhamos”, diz.

Thanksgiving

A história do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) começou em 1621 quando os peregrinos vindos da Inglaterra para os Estados Unidos celebraram o agradecimento pela colheita do ano na colônia de Plymouth.

Ada conta que na ocasião cerca de 90 índios nativos, os Wampanoag, participaram da festa dos pilgrims (peregrinos em inglês) para comemorar a benevolência de Deus para com eles em um período em que mais da metade dos peregrinos havia morrido devido ao inverno rigoroso.

“Não há evidências que provem que o peru foi servido no primeiro Thanksgiving dos peregrinos, mas de acordo com o folclore, a rainha Elizabeth no século XVI estava comendo um ganso assado durante o festival da colheita, quando soube que a Armada Espanhola havia sido afundada. Para comemorar as boas novas, ela pediu um segundo ganso, que tornou-se a ave favorita na época da colheita na Inglaterra”, diz.

Quando os peregrinos chegaram a América, trocaram o ganso assado pelo peru que era encontrado em abundância. Atualmente, há peru em todo almoço de Thanskgiving nos Estados Unidos, e ele é o principal mascote do Thanksgiving atual.

Além do peru, os norte-americanos comem no Dia de Ação de Graças torta de abóbora, vegetais, batatas assadas e milho. Geralmente o chefe da família faz a oração no momento da refeição para agradecer pelo alimento e é quem deve destrinchar o peru.

“Nos EUA e no Canadá o Dia de Ação de Graças é comemorado com grandes desfiles, jogos de futebol americano e grandes reuniões familiares. Em 1863, o Presidente Abraham Lincoln designou um Dia Nacional de Ação de Graças, em agradecimento a todos os presidentes dos Estados Unidos”, conta.

Thanksgiving no Brasil

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia de Ação de Graças por lei, em 1949. A lei foi idéia do embaixador Joaquim Nabuco, que conheceu a comemoração quando embaixador em Washington. O Dia de Ação de Graças é comemorado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro.

segunda-feira, novembro 17, 2008

FESTÃO LEILÃO NO CCAA JUSTKIDS


Diversão


Nesta sexta-feira, realizo mais uma edição da Festa Leilão do CCAA Justkids. A partir das 18h30, os alunos da escola se reúnem no CCAA Lake Center para participar de um leilão divertido.
Durante todo o ano, os alunos foram premiados com dólares fictícios ao realizar tarefas durante o curso e usar as camisetas temáticas do curso. Agora, o dinheiro pode ser usado para dar lances e adquirir produtos de diferentes tipos, como eletrônicos, roupas, perfumes e brindes da escola. As verdinhas também podem comprar hotdogs e refrigerante. Dou-lhe uma, dou-lhe, duas, dou-lhe ...

quinta-feira, novembro 13, 2008

Testemunho publicado na Revista S´Poentes de Cida Caran



FAÇA UM CHECKLIST DA SUA LIDERANÇA



Visite o site do RH.com.br e veja este meu texto publicado.


http://www.rh.com.br/ler.php?cod=5215&org=1


[10/11/2008]


Faça um checklist da sua liderança


Ada Maria de Assis e Silva

Mesmo os grandes gestores se sentem desconfortáveis em alguns momentos de sua carreira. No entanto, os líderes bem-sucedidos desenvolvem técnicas para reconhecer suas vulnerabilidades e fazer ajustes rápidos.

De acordo com Robert S. Kaplan, em um artigo de revisão da Harvard, os líderes devem freqüentemente questionar-se sobre sua atuação em algumas áreas:


1. Visão e prioridades


Muitos gestores não se fazem uma pergunta importante: “Com que freqüência eu comunico a visão e as prioridades do meu negócio?”. É difícil conduzir pessoas se elas não sabem qual é o seu objetivo e o que é esperado delas. Infelizmente, muitos líderes negligenciam explicar sua visão de forma a ser facilmente compreendido.

Pergunte a si mesmo:


- Com que freqüência eu comunico a visão do meu negócio?
- Eu identifiquei e comuniquei de três a cinco prioridades-chave para conseguir alcançar esta visão?
- Se perguntados, meus empregados saberão expressar minha visão e minhas prioridades?

2. Gestão de Tempo


Como você gasta seu tempo? Esta resposta tem um papel importante na execução da sua visão e prioridades. O tempo é o seu bem mais precioso. É triste, mas muitos gestores não podem responder a essa pergunta com precisão, pois não monitoram seu tempo e não podem fazer uma avaliação realista e honesta de como gerem seu tempo.

Você pode se surpreender ao encontrar uma desconexão entre as suas prioridades e como você realmente utiliza o seu tempo.

Pergunte-se:
- Como estou gastando o meu tempo?
- Estou atendendo minhas principais prioridades?
- Como os meus subordinados gastam o tempo deles?
- Será que eles estão atendendo às reais necessidades da minha empresa?

3. Dar e receber feedback


Muitos gestores têm medo que as críticas possam desmotivar os empregados, as discussões possam se transformar em confrontos ou conversas francas não serão bem aceitas. Isso faz com que muitos líderes adiem o feedback para a hora da análise de desempenho anual. Este é um grande erro. As pessoas estão mais receptivas a aprender sobre si mesmas quando o retorno é oferecido na hora oportuna.

Se você agir avaliando o que outros lhe disseram, você irá melhorar o seu próprio desempenho, aumentar a confiança e manter o canal de feedback aberto. Questione-se:
- Eu dou feedback oportuno e direto para as pessoas?
- Tenho cinco ou seis subordinados que podem me dizer coisas que eu não quero ouvir, mas que preciso ouvir?

4. Planejamento sucessório


Se você não está identificando sucessores em potencial e desenvolvendo suas habilidades de liderança, você está contribuindo para a sua estagnação pessoal e de seu negócio. Quando você desafia e testa as pessoas, você delega mais tarefas a elas, isto o liberta para se concentrar em questões estratégicas críticas enfrentadas pela empresa. A falta de um plano de sucessão significa que você não delega o suficiente e vai estrangular o processo de tomada de decisão. Examine-se:
- Será que, pelo menos na minha mente, tenho em um ou mais potenciais sucessores?
- Eu os estou orientando e dando-lhes atribuições desafiadoras?
- Eu estou delegando o suficiente?

5. Liderando sob pressão


As ações de um gestor durante momentos estressantes têm um profundo impacto sobre a cultura da empresa e do comportamento dos colaboradores. Líderes bem-sucedidos devem estar conscientes de quais gatilhos desencadeiam reações estressantes.

A pressão faz parte dos negócios, mas afeta as pessoas de forma diferente. Como líder, você é vigiado de perto. Emoções são contagiosas, e são mais ainda quando partem da liderança.

Reflita:
- Quais acontecimentos me deixam pressionado?
- Como me comporto sob pressão?
- Que sinais envio para meus subordinados?

6. Manter-se coerente com seus valores


Executivos desenvolvem estilos de liderança que se encaixam às suas necessidades empresariais, bem como às suas crenças pessoais e à sua personalidade. As organizações exigem líderes que possam expressar opiniões verdadeiras, em vez de ficar “em cima do muro”. Não hesite em torno de questões importantes, ou fomente um clima que incentiva os funcionários a fazê-lo. Pergunte-se:


- Sinto-me confortável com meu estilo de liderança?
- Será que reflete que eu sou?
- Tomo decisões coerentes ou tenho me tornado hesitante?
- Será que ansiedade sobre a minha próxima promoção ou gratificação faz com que hesite quando quero manifestar a minha opinião?

quarta-feira, novembro 12, 2008

quinta-feira, novembro 06, 2008

MANTENHA SUA EMPREGABILIDADE NA CRISE




MANTENHA SUA EMPREGABILIDADE NA CRISE

ADA MARIA DE ASSIS E SILVA
COACH EXECUTIVA E EDUCADORA

Empregabilidade é a capacidade que uma pessoa desenvolve de aumentar e manter atualizadas suas competências, seu conhecimento e sua rede relacionamentos, de forma a ter, sempre em suas mãos, o controle sobre seu plano de carreira.

É preciso entender que a carreira como é tradicionalmente conhecida está em fase de extinção. A carreira era caracterizada por ter uma mobilidade linear e planejada; pela busca de ascender na escola hierarquia da empresa; o profissional dependia de um plano de carreira que a empresa oferecia e seu desempenho era medido por sinais visíveis e muitas vezes equivocados.

Atualmente, devemos considerar a carreira como uma jornada pessoal de desenvolvimento baseada nos seguintes conceitos:

- É um caminho imprevisível e cheio de possibilidades;
- 0 profissional deve possuir cada vez mais conhecimento e informações;
- Deve determinar a direção de sua carreira de acordo com o que ele busca no seu trabalho e na sua vida;
- A empresa apenas deverá apoiá-lo neste direcionamento caso seja compatível com as diretrizes da mesma.

Assim, para mantermos nossa empregabilidade no cenário de crise que se anuncia, será interessante seguir algumas dicas importantes:

1. Defina suas metas de curto, médio e longo prazo, montando um plano de ação para sua carreira.
2. Promova seu auto-desenvolvimento, tornando-se um autodidata e definindo o que quer aprender;
3. Desenvolva sua liderança entendendo que você deve atuar como um educador e que somente o sucesso de seus pares ou equipe trará seu próprio sucesso;
4. Desenvolva alta tolerância à ambigüidade e diversidade que encontra nas outras pessoas ou empresas;
5. Finalize os compromissos e projetos assumidos com seus líderes ou liderados;
6. Seja ético e transparente mantendo sua marca pessoal sempre com credibilidade;
7. Mantenha uma boa rede de relacionamentos, com pessoas de diversas áreas, trocando idéias e conhecimento.

Acima de tudo, busque inteirar-se do que acontece no seu ambiente familiar, profissional, sua cidade, seu país e no mundo. Invista seus rendimentos em leitura de revistas e jornais, edições especializadas em sua área de atuação, cursos que desenvolverão competências ainda não adquiridas, graduação ou pós-graduação, idiomas e em um computador que lhe permita estudar e trabalhar, e que o mantenha conectado a internet e ao mundo.

Tenha seu próprio e-mail e currículo on line e participe de comunidades de relacionamentos.

Agora, mais do que nunca, você deve se convencer que vive no século XXI e mudar alguns comportamentos que o mantinham em sua zona de conforto, colocando sua vida no piloto automático sem pensar no futuro.