segunda-feira, março 31, 2008

INTRODUÇÃO AO COACHING- 28 E 29/03/2008


























FOTOS DO CURSO "INTRODUÇÃO AO COACHING" CERTIFICADO PELA LAMBENT DO BRASIL E RECONHECIDO PELO ICC - INTERNATIONAL COACHING COMMUNITY MINISTRADO NOS DIAS 28 E 29/03 NA AVVENIMENTO CONVENÇÕES.
Empresas Participantes: Emporium Digital, Ito Frutas, Ripasa Papel e Celulose (Americana- SP), Maxiauto (São Paulo - Capital), Mulheres Empreendedoras (Maria Amélia Mussi) e CCAA São José do Rio Preto.

quinta-feira, março 20, 2008

Happy Easter! Felices Pascuas! Feliz Páscoa!


COACHING:SUCESSO ALÉM DOS RESULTADOS PROFISSIONAIS



Coaching: sucesso além dos resultados profissionais


Luiz David Carlessi


Ainda é muito claro na minha memória quando meu pai me ensinou a consertar carros. Naquela época, essa era uma atividade comum aos filhos que aprendiam as "artes manuais" com seus pais. Com o passar do tempo, aprendi um pouco do artifício de consertar automóveis, mas como era de se esperar, a facilidade de enviar o veículo para um profissional, tornou nossa vida mais prática e acessível – e deixei a atividade de lado.


Embora eu não tenha me tornado exímio naquela atividade, as lições aprendidas naquele, e em outros momentos da minha vida, mostraram a importância de ter alguém que nos oriente, que abra o caminho e mostre o valor de construir algo por si próprio. Hoje, vejo que o processo de coaching é bem parecido com a experiência infantil, já que está diretamente atrelado a um profundo relacionamento entre orientador e orientado.


O primeiro se despe de uma postura que o distancia do orientado (de dono da verdade e da razão) para uma postura de guia, de condutor, colocando-se a serviço, construindo o caminho pelo qual o orientado irá construir o seu aprendizado. Apesar de o orientador guiar o orientado, a construção do aprendizado é de responsabilidade e mérito do segundo. É ele quem vai traçar seu caminho e assumir os riscos e benefícios disso. Trata-se de um "contrato" entre ambos que segue uma estrutura bem definida, na qual uma pessoa se compromete a apoiar a outra a atingir um resultado, seja ele de adquirir competências e/ou produzir uma mudança específica. É um compromisso que vai além dos resultados; com o indivíduo, com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e seu sucesso.


Por meio do coaching, surgem novas competências, tanto para quem exerce o papel de coach quanto para quem o absorve. Não se trata apenas de competências técnicas ou capacidades específicas, já que é mais do que treinamento, e o orientador permanece com a pessoa até o momento em que ela atinge o resultado esperado em toda sua plenitude. Aliás, a questão de resultados é um fator fundamental no processo de coaching, pois o termo por si só, pressupõe a obtenção de efeitos claros, negociados e dentro de uma dimensão de tempo bem estabelecida.
O ICF (International Coaching Federation) conceitua coaching como: descobrir, esclarecer e ficar alinhado com o que o orientado deseja alcançar; encorajar a autodescoberta; trazer à tona as estratégias e soluções geradas pelo orientado e mantê-lo como responsável e encarregado pelo seu processo de desenvolvimento. Podemos dizer também que é o método de incremento de competências; investigação e reflexão que leva à descoberta de fraquezas e qualidades e ao aumento da consciência de si.


Em outras palavras, podemos dizer que é um processo que ajuda a pessoa a mudar da maneira que ela quer e a caminhar na direção que acredita ser a melhor. Ajuda, ainda, indivíduos e organizações a se desenvolverem mais rápido e a produzirem resultados mais satisfatórios; potencializa escolhas e leva a mudanças; libera o potencial da pessoa a maximizar o seu desempenho. Mais do que ensinar, o coaching ajuda as pessoas a aprender.
O coach desenvolve todos os aspectos da competência para que o líder possa executar bem sua tarefa e preferencialmente atinja um desempenho conhecido como peak performance. Ao contrário dos workaholics, pessoas viciadas em atividades, a pessoa que trabalha em peak performance é focada em resultados.


A pessoa em peak performance é capaz de gerar resultados sem comprometer sua existência humana. O que denota, portanto, que o desenvolvimento exigido abrange todas as áreas da vida: profissional, financeira, física, ontológica, social, relacionamento íntimo, intelecto, emocional e lazer. E é justamente por atingir outros aspectos do ser humano que o coaching desenvolveu-se para além das competências empresariais.


O processo de coaching pode ser aplicado em diferentes áreas: coaching de vida; coaching executivo; coaching de carreira; coaching de desenvolvimento pessoal que pode ser orientado para criação de habilidades, melhoria do desempenho; desenvolvimento pessoal, construção e desenvolvimento de equipe e coaching esportivo. É fundamental que a atividade e o processo de coaching sejam bem estruturados e desenvolvidos em empresas e tantas outras áreas de atividade, para que haja ganhos significativos, tanto no aspecto de resultados quanto no aspecto de crescimento e desenvolvimento pessoal.


Dessa forma, o líder não deve apenas treinar colaboradores focando somente o desempenho organizacional. Ele precisa:
- formar profissionais e fomentar o autodesenvolvimento;

- impulsionar o desejo de melhorar ao longo do tempo e se tornar mais produtivo;

- saber usar linguagem apropriada ao nível da habilidade, da linguagem e da cultura do colaborador que está sendo treinado;- dar instruções claras;

- ter paciência;

- demonstrar as habilidades a serem desenvolvidas;

- acompanhar;

dar exemplos pertinentes ou fazer analogias;

- providenciar recursos, materiais ou equipamentos;

- estar sempre à disposição para orientar e responder perguntas;

- estar disponível quando surgirem problemas;

- conhecer profundamente o assunto a ser transmitido


Luiz David Carlessi
É consultor do IDORT/SP em processos de mudança, preparação de times de trabalho para processos de Reengenharia e Qualidade Total, treinamentos comportamentais e desenvolvimento de habilidades e atitudes gerenciais.

terça-feira, março 18, 2008

SÃO AS AGUAS DE MARÇO FECHANDO O VERÃO....


São as águas de março fechando o verão....



Então, já é março. Os fogos do ano novo ainda ressoam nos nossos ouvidos, a fantasia do carnaval ainda nem foi guardada, e o ano já está no seu terceiro mês. Você iniciou os projetos e mudanças da sua lista para o ano novo?


Em um país como o nosso, onde o ambiente externo é sempre tão instável, sobra pouco tempo para que nos voltemos para nossas reflexões e projetos pessoais. O noticiário e a realidade roubam nossa tranquilidade, e nos remetem sempre para as questões externas, que nos preocupam, assustam e nos distraiam. Violência, mortes no trânsito, mais um escândalo no governo, impunidade, enchentes, impostos e contas a pagar, dengue, febre amarela, desfile de escolas de samba, novelas e reality shows.


É hora de aproveitar a quaresma (lembra dela?) e refletir sobre o início destes próximos dez meses na nossa vida pessoal, familiar e profissional. Muitas pessoas me dizem que não conseguem pensar em longo prazo nas suas vidas pois temem ficar pensando no futuro. É óbvio que o desconhecido nos traz angústias e medos, mas na realidade, muitos de nós não pensamos nossa vida nem em curto prazo. Sofremos da Síndrome do Zeca Pagodinho: Deixa a vida me levar...


Vamos enfrentar esta síndrome. Vencer a sua estagnação e partir para a ação pode ser um desafio ainda maior, se você não souber o que a está causando. Aqui vão 4 passos para ajudá-lo neste novo ano:

1. Identificar a causa REAL de sua estagnação e resistência a mudança.
Começe escolhendo uma mudança que você sabe que deve fazer, mas que tem protelado há muito tempo. Pergunte-se:
 Eu estou protelando esta ação porque não me acho merecedor de conquista-la?
 Eu estou protelando esta ação porque tenho medo de falhar ou porque tenho receio do que possa acontecer durante esta jornada?

2. Trace um plano de ação que esteja de acordo com suas possibidades reais e que use suas qualidades e competências já adquiridas. Para que você consiga colocá-lo no papel, associe suas tarefas com coisas que você realmente gosta de fazer. Convide uma amigo ou familiar para ajudá-lo a pensar sobre as possíveis ações que vão mante-lo firme neste próposito. Geralmente, temos mais dificuldade em vencer desafios sozinhos, e portanto, contar com o apoio de outra pessoa pode ser a chave para alcançar nossos objetivos

3. Medo de falhar. Uma das causas que nos leva a protelar uma mudança é porque temos receio de falhar.O que nos leva a ter este medo? Na maioria de casos, é por causa daquela "vozinha dentro da nossa cabeça" que nos diz que nunca seremos capazes de realiza-la. Assim, nem precisamos de concorrentes ou dificuldades externas, pois nosso oponente interno nos paralisa para a ação, e protelamos para a próxima semana, próximo mês, próximo ano.

4. Como parar de arrumar desculpas e começar a agir? O primeiro passo é desligar aquela vozinha interna assim que ela começar a soar na nossa mente, inventando desculpas para nos paralisar. Eliminar pensamentos negativos pode fazer toda a diferença na conquista de suas metas. A maioria de nós, mesmo as pessoas mais bem sucedidas, tem dúvidas sobre nossa capacidade e domínio pessoal. Acreditamos em duas linhas contraditórias que nos limitam a fazer o que realmente queremos: a nossa crença de que não temos capacidade para realizar o que queremos e nosso desmerecimento, ou seja, a terrível idéia de que não merecemos o que realmente merecemos. Ter consciencia destas forças negativas já é um bom começo para calar a vozinha negativa e libertar a voz da intuição positiva.

Comece a pensar em conquistar suas metas de forma positiva, e a considerar possível ir além do que você possa sonhar. Como coach e educadora, acredito no potencial de superação de todas as pessoas e conheço a força do encorajamento.


Acredite-me: você pode começar a acreditar em você!

Ada Maria de Assis e Silva

Educadora e Coach Internacional

terça-feira, março 11, 2008

TEXTO PUBLICADO NO SITE RH

Prezados(as) Amigos(as),

O texto abaixo foi escrito por mim e publicado no site RH.com.br, do qual sou colaboradora!

O RH.com.br é um site rico em conteúdo para profissionais de Recursos Humanos. Nele você encontra artigos, matérias, entrevistas e muito mais sobre gestão de pessoas.

Leia meu texto e depois vou ficar feliz se me der o seu retorno:

Você supõe que é um coach, ou sabe, pelo menos, que deveria ser um?

Ada Maria de Assis e Silva


Quando se fala em coaching, muitos gestores ainda não sabem o real significado deste procedimento. A autora reflete acerca dos cinco mitos na aplicação do coaching por líderes.

Clique no endereço abaixo para ler o texto completo:
http://www.rh.com.br/ler.php?cod=4989&org=7