segunda-feira, maio 29, 2006

AFINAL, O QUE É COACHING?

Coaching é uma parceria focada na realização de suas metas. Um coach é treinado para ouvir atentamente, descobrir e entender o que está por trás de cada fala, fazer as perguntas corretas levando o cliente a agir de forma a criar estratégias que o levem ao sucesso. Um coach deve ser empático, honesto, manter você focado naquilo que deseja dentro da sua realidade atual e olhando sempre para o futuro. O único objetivo do coach é o seu sucesso - alcançar metas definidas por você. Quando você tenta iniciar um processo de transição, terá que se confrontar com o processo de mudança. Você encontra durante esta jornada muitas voltas, curvas e alguns baques, pois está saindo de sua zona de conforto e entrando na jornada que o levará a atingir sua meta.
Um coach pode ajudá-lo a enfrentar os momentos difíceis e a não se desviar do caminho para atingir seu objetivo. Se sair do ponto "A" é ir para o ponto "B" fosse um processo fácil, todos faríamos isso. A verdade é que esta mudança não é simples. Nós fazemos nossos planos, definimos nossas metas e a vida tem um jeito estranho de nos tirar do rumo e testar nossa determinação. Não desista de seus sonhos, de você e de suas metas. Você pode estar a poucos passos de seus objetivos.

O coaching é para você?

Se você sabe que a realização de suas metas depende de seu desenvolvimento interior - então o coaching é para você.

Se você tem estado insatisfeito ao realizar certas coisas apenas por obrigação, então o coaching é para você.

Se você sabe que às vezes não consegue enxergar o que está segurando você, então o coach é para você.

Se você compreende que é necessário ser amparado durante alguns baques, então o coach é para você.

Se você sabe que nossas tentativas precisam ser validadas e que há grandes lições que podem ser tiradas de nossos fracassos - então coach é para você.

Que tipo de mudanças um coach pode ajudá-lo a fazer? Alguns exemplos:

*Transições;
* Perda de peso;
* Parar de fumar, beber ou jogar;
* Definição vocacional;
* Problemas de relacionamento no trabalho;
* Mudanças de emprego;
* Mudanças de cargo;
* Queda de desempenho profissional;
* Gestão de tempo;
* Melhorar sua comunicação;
* Desenvolver liderança e integração;
* Encontrar propósitos de vida;
* Encontrar suas metas e dar o próximo passo para atingi-las;
* Descobrir os valores que importam para você;
* Encontrar equilíbrio.

Todos nós possuímos crenças limitantes que nos impedem de tentar trilhar novos caminhos e de nos tornar pessoas mais interessantes e brilhantes, conseguindo resgatar nossos primeiros sonhos formados durante a adolescência e o início da fase adulta, transformando-os em realidade. Para isso, é preciso que nos libertemos de alguns medos que cresceram conosco, fortalecendo nossa auto-estima para conquistar tudo o que realmente é valoroso para nós.

Na área empresarial, o coaching torna-se um tempo exclusivo de interação e reflexão, no qual o profissional, geralmente o executivo ou gerente, conta com a percepção e a escuta refinadas de um coach, ajudando-o a repensar seus próprios caminhos profissionais, descobrindo e aplicando as melhores formas para se desenvolver e como conseqüência promover desenvolvimento à sua volta. Assim o coaching executivo o ajudará a desenvolver competências e habilidades para manter o foco no seu projeto atual ou apoio para uma situação específica, assim como melhorar sua performance nas demandas atuais de seu cargo e desenvolver novas competências para que você esteja pronto a assumir responsabilidades futuras, quando surgirem novas oportunidades na carreira.

O coaching pode também ser utilizado no momento das primeiras escolhas profissionais, quando o jovem deve refletir sobre sua missão de mundo, qual seu papel na sociedade e sua visão para o futuro da mesma, quais são seus valores, que tipo de atividade se encaixa a seu perfil profissional, que mundo pretende construir à sua volta e se há potencial empreendedor a ser desenvolvido. Ao fazer essa reflexão no início da vida profissional, o jovem pode evitar seguir uma carreira na qual não se encontre e que o torne infeliz no futuro.

O processo de coaching alinha quem você é com o que você faz, trazendo coerência para sua vida. Todo mundo tem tudo aquilo que precisa para o trabalho que se dispõe a fazer. Mas a única forma de acessar nossas ferramentas internas é através do autoconhecimento e do autodesenvolvimento que podem ser descobertos ao longo das sessões com um coach. A atividade do coach acaba englobando o desenvolvimento de várias atividades, entre elas a de um tutor, o que implica ajuda, treinamento e confiança. Assim, seu sucesso pode estar dependendo da ajuda deste profissional que está cada vez mais valorizado no mercado. Já escolheu seu coach?